Irmão mais velho derrota mais novo em disputa familiar para prefeitura de cidade do RS


Eleição entre parentes ocorreu em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Valdomiro de Matos Novaski (Republicanos) fez 57% dos votos válidos, contra 42% do irmão, Joel de Matos Novaski, o Pardal (PDT). Irmão mais velho, Valdomiro (Republicanos) venceu Pardal (PDT), na eleição pra prefeitura de Capão da Canoa
Reprodução/TSE
A disputa entre irmãos pela Prefeitura de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, terminou com a vitória do mais velho. Valdomiro (Republicanos) obteve 17.350 votos (57,68% dos votos válidos), contra 12.729 votos (42,32%) do irmão, Pardal (PDT).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Com eleição, Valdomiro de Matos Novaski, de 69 anos, volta ao cargo de prefeito, que ocupou entre 2013 e 2016. Já Pardal – apelido de Joel de Matos Novaski, de 59 anos –, deve encerrar o atual mandato de vereador no final de 2024.
Valdomiro terá, como vice, Renatinho. Eles comemoraram o resultado em um comício, no município de 63,5 mil habitantes.
“O sorriso da vitória conquistada com muito suor e muita fé. Essa conquista é de vocês”, escreveu Valdomiro nas redes sociais.
O g1 tentou contato com ambos após o resultado, mas não obteve retorno. Antes da eleição, os irmãos afirmavam que as diferenças se limitavam à política. Eles têm outros seis irmãos e garantiam que, apesar das preferências de cada um dos familiares, a convivência entre os parentes era tranquila.
“Fica no campo da política, cada um com sua proposta. Ele vai continuar sendo meu irmão”, disse Valdomiro.
“É como enfrentar tu mesmo. A gente é apenas adversário político”, falou Pardal.
Vice-prefeito eleito de Capão da Canoa, Renatinho, e Valdomiro, prefeito eleito
Reprodução/Instagram
Capão da Canoa é uma das principais praias do Rio Grande do Sul. No verão, a população de 63,5 mil pessoas se multiplica, com a estadia de turistas e de pessoas de outras regiões que mantêm casas na cidade.
Após pandemia e enchente, cidades do Litoral Norte têm aumento de eleitores
A chapa de Valdomiro (Republicanos, PL e PP) elegeu seis vereadores. Já a coligação que apoiou Pardal (PDT, MDB, Podemos, PRD, PSB, PSDB, Cidadania e PSD) elegeu sete vereadores. A Câmara Municipal de Capão da Canoa tem 13 cadeiras.
Valdomiro (eleito pelo Republicanos) e Pardal (PDT): irmãos candidatos a prefeito de Capão da Canoa
TSE/Divulgação
Orla de Capão da Canoa, no Litoral Norte do RS
Reprodução/RBS TV
Número de eleitores no litoral norte do RS aumenta em comparação às últimas eleições
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário