Medida contempla passageiros de ônibus municipais e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os serviços de trem e de catamarã, na Grande Porto Alegre, vão cobrar a tarifa normalmente. Ônibus de Porto Alegre em dia de passe livre
Alex Rocha/PMPA
Porto Alegre e as principais cidades da Região Metropolitana vão ter passe livre nos ônibus neste domingo (6), dia de votação nas eleições municipais. Além disso, linhas intermunicipais do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (SETM) vão contar com gratuidade.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Já os serviços de trem e de catamarã, na Região Metropolitana, vão cobrar a tarifa normalmente.
Veja abaixo a lista de cidades e os critérios de cada localidade:
Porto Alegre
🚍 Ônibus: SIM
Foi divulgado na sexta-feira (27) e publicado na segunda (30) o decreto que institui o passe livre nos ônibus de Porto Alegre nas eleições de 2024. A gratuidade valerá nos domingos de votação, dias 6 e 27 de outubro (se houver segundo turno).
🚆 Trensurb Porto Alegre/Novo Hamburgo: NÃO
A Trensurb é uma empresa federal, que oferece transporte intermunicipal/metropolitano. Não haverá nenhum tipo de gratuidade no dia de votação.
🛥️ Catamarã Porto Alegre/Guaíba: NÃO
Não terá gratuidade porque é considerado serviço seletivo.
Estado: linhas intermunicipais
🚍 Ônibus: SIM
As concessionárias do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (SETM) e do Sistema Intermunicipal de Longo Curso (STLC) irão garantir o transporte gratuito aos eleitores que apresentarem o título de eleitor, em meio físico ou digital (e-Titulo), diretamente ao cobrador ou ao motorista.
No caso do transporte metropolitano, a gratuidade vale entre as 7h e as 18h dos domingos das eleições. No transporte intermunicipal de longo curso, a gratuidade começa às 8h do sábado (5) e termina às 8h de segunda-feira (7).
O decreto assinado pelo governador Eduardo Leite fica estendido aos eleitores que votem em município onde houver segundo turno, ainda que residam em município diverso.
Canoas
🚍 Ônibus: SIM
O município está com passe livre vigente durante o período de calamidade pública. O benefício seguirá até 2 de novembro, inclusive nos dias de votação.
Haverá ainda transporte público entre os antigos e os novos locais de votação, que sofreram alterações em razão da enchente.
Caxias do Sul
🚍 Ônibus: SIM
Um decreti determina que todos os usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul ficam isentos do pagamento de tarifa no domingo (6), dia do primeiro turno das eleições.
Esteio
🚍 Ônibus: SIM
Um decreto estabelece a gratuidade em todas as linhas municipais no próximo domingo (6).
Gravataí
🚍 Ônibus: SIM
O transporte coletivo urbano vai curcular com a mesma frequência dos dias úteis neste domingo (6) e será disponibilizado de forma gratuita, em razão das eleições municipais.
Novo Hamburgo
🚍 Ônibus: SIM
A isenção será válida para todos os passageiros dos ônibus. Os horários das linhas seguirão a grade de dias úteis.
Passo Fundo
🚍 Ônibus: SIM
A população de Passo Fundo poderá utilizar o transporte coletivo de forma gratuita no domingo (6) de eleições. A medida vale das 7h às 18h.
Santa Cruz do Sul
🚍 Ônibus: SIM
Santa Cruz do Sul terá passe livre e alguns horários adicionais do transporte público.
Santa Maria
🚍 Ônibus: SIM
Usuários do transporte coletivo de Santa Maria terão gratuidade na tarifa. A medida é válida para este domingo (6), das 6h às 22h. Não há necessidade de apresentação de nenhum documento no momento do embarque.
São Leopoldo
🚍 Ônibus: SIM
Um decreto concede gratuidade no transporte público municipal no dia 6 de outubro, devido às eleições municipais.
Viamão
🚍 Ônibus: SIM
Haverá passe livre nas linhas do Serviço Municipal (bacia urbana e rural), das 4h às 23h59. Por outro lado, não haverá passe livre nos coletivos do Serviço Metropolitano.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS