Participaram do debate, nesta quinta-feira (3), os candidatos Alídio da Luz (PSOL), Dr. Moacir (PRD), Professor Burmann (PDT), Riesgo (Novo), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Décimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). Candidatos à prefeitura de Santa Maria estão no estúdio da RBS TV.
Bernardo Barcellos/ RBS TV
Os candidatos à Prefeitura de Santa Maria participaram, na noite desta quinta-feira (3), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 22h, foi mediado pelo jornalista Léo Saballa Jr. e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Alídio da Luz (PSOL), Dr. Moacir (PRD), Professor Burmann (PDT), Riesgo (Novo), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Décimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Santa Maria
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
1º bloco
No primeiro bloco, os sete candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
O primeiro a perguntar foi Alidio da Luz (PSOL), que escolheu o tema aborto para saúde pública. “Nenhum cidadão de Santa Maria, muito menos mulheres, idosos e crianças, ficará sem atendimento de saúde. A tão falada fila zero vai sair do papel”, afirmou Roberta Leitão (PL).
Já Prof. Burmann (PDT) perguntou para Rodrigo Decimo (PSDB) e escolheu o tema zona rural e planos para ajudar produtores rurais. “Nós conseguimos avançar muito com os agricultores familiares, tanto é que, na rede de ensino, 40% dos insumos vêm da agricultura familiar. É uma forma que encontramos de incentivar nossa agricultura familiar”, afirmou Rodrigo Decimo.
Dr. Moacir (PRD) questionou Alidio sobre cultura, indagando sobre os recursos destinados a esse setor. “Qualquer tipo de recurso destinado à cultura é louvável, mas o que acontece é que queremos cultura todos os anos e não só em época eleitoral. Nós queremos cultura para toda a cidade de Santa Maria e não só para o Centro”, afirmou Alidio, ressaltando a importância de resgatar a juventude da criminalidade e proporcionar desenvolvimento econômico.
Rodrigo Decimo (PSDB) perguntou a Valdeci Oliveira (PT) sobre educação, especificamente acerca do IDEB superior ao do estado e os projetos para melhorar o desempenho nas escolas. Valdeci respondeu que ampliaram escolas e espaços de educação: “Santa Maria hoje, o turno integral tem apenas 8% das matrículas da nossa cidade. É necessário ampliar”, enfatizando a necessidade de ampliar horários de educação infantil para ajudar os pais que têm carteira assinada.
Roberta Leitão (PL) questionou Prof. Burmann sobre segurança, especificamente um investimento de 8 milhões de reais em câmeras e os índices de homicídios e furtos. Ela perguntou o que não foi feito pela atual gestão e o que pretende fazer. Burmann respondeu que pretende criar uma secretaria de segurança e proteção das pessoas, com atenção especial para mulheres vítimas de ataques, e ressaltou a importância de uma relação estreita com a educação: “Nós precisamos de fato reorganizar a segurança pública e colocar a serviço da população de Santa Maria”, afirmou Burmann.
Riesgo (Novo) perguntou a Dr. Moacir sobre planos para o desenvolvimento econômico de Santa Maria. Moacir disse que vão intensificar a fiscalização com ambulantes e que o desenvolvimento econômico deve ser oportunizado por todas as categorias. “Eu tenho uma proposta para Santa Maria de utilização da casa de saúde para que possamos construir um hospital municipal em parceria público-privada, usando o poder da construção civil de Santa Maria. Nós vamos buscar, através do aprimoramento dos equipamentos de saúde, o desenvolvimento social”, afirmou Dr. Moacir.
Por fim, Valdeci Oliveira (PT) questionou Riesgo sobre buracos nas ruas. Riesgo respondeu que busca fazer reparos duradouros: “No nosso governo, nós faremos investimentos em infraestrutura de forma permanente, nem que custe mais”, afirmou Riesgo.
Assista ao primeiro bloco do debate dos candidatos de Santa Maria
2º bloco
No segundo bloco, os sete candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
O primeiro a perguntar foi Riesgo (Novo), que questionou Rodrigo Decimo (PSDB) sobre habitação, abordando a construção de casas em áreas de invasão e o que foi feito nos últimos 8 anos para habitação em Santa Maria. Decimo respondeu que “nós fizemos muito para evitar invasões de regiões, integrações de posse” e acrescentou: “Temos mais de 500 casas que vamos comprar pela compra assistida, Minha Casa Minha Vida. São projetos concretos, viáveis, e nós vamos avançar nisso de forma consistente e segura”.
Em seguida, Alidio da Luz (PSOL) indagou Riesgo sobre prevenção a desastres climáticos e quais propostas existem para que tragédias não se repitam. Riesgo respondeu que é necessário realizar um mapeamento para que as pessoas possam sair com dignidade das áreas de risco. “Tem que encontrar um local para essas pessoas irem. Não permitir mais construções nas áreas de risco. A prefeitura não pode deixar alguém ocupar um local e depois sair. Vamos investir na defesa civil”, afirmou Riesgo.
Valdeci Oliveira (PT) questionou Prof. Burmann (PDT) sobre mobilidade urbana. Burmann ressaltou a necessidade de revisar o plano de vias públicas, priorizando um transporte público de qualidade: “Nós precisamos revisar o nosso plano de vias públicas, privilegiando um transporte público de qualidade. Vamos precisar de muitas obras e descentralização de atividades. Essa é uma estratégia que o município precisa adotar”
Rodrigo Decimo (PSDB) fez uma pergunta a Valdeci sobre educação, destacando a importância de valorizar servidores e educadores e recuperar escolas. Valdeci afirmou: “Vamos fazer com que as escolas sejam mais atraentes. Vamos ampliar a escola de turno integral porque isso é fundamental e buscar que as escolas funcionem até as 19h”.
Prof. Burmann (PDT) questionou Alidio sobre finanças públicas, citando o arcabouço fiscal e a dificuldade de gestão que poderá surgir no futuro. “Precisamos enfrentar os problemas das finanças públicas sem penalizar o funcionalismo público para que ele pague a conta”, afirmou Burmann.
Dr. Moacir (PRD) abordou Roberta Leitão (PL) sobre saúde, especificamente em relação à prevenção da poliomielite e citou a verba que o hospital regional recebe. “Nós vamos acabar com o desperdício de dinheiro público e otimizar os atendimentos de saúde à população”, destacou Moacir.
Roberta Leitão então questionou Dr. Moacir sobre agricultura, perguntando o que será feito em relação aos acessos ao interior, especialmente com as pontes danificadas após as chuvas. Moacir respondeu que “nós vamos revigorar esse grupo do interior” e mencionou a criação de uma secretaria de infraestrutura que assumir a responsabilidade de melhorar essas estradas, ressaltando: “Isso está no nosso plano de governo essa questão de recuperar a patrulha rural”, garantindo que não fará falsas promessas de asfaltar o interior.
Assista ao segundo bloco do debate de Santa Maria
3º bloco
No terceiro bloco, os sete candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Burmann falou sobre a escola de sargentos que poderia ser instalada em Santa Maria para Leitão. “Eu fiz o que eu podia fazer como vereadora”, afirmou Leitão.
Já Moacir perguntou para Décimo, e escolheu o tema atenção básica de saúde em Santa Maria. “Estamos trabalhando de forma árdua e responsável”, afirmou Décimo.
Valdeci perguntou para Moacir sobre saúde pública, qual a proposta concreta. “Vamos trabalhar essa questão junto com o parlamento”, afirmou Moacir
Leitão questionou Valdeci sobre decisões de gestão, como questões envolvendo a passagem pela Rua Sete. “É uma questão de disputa política”, afirmou Valdeci.
Riesgo questionou Décimo sobre licitação do transporte coletivo. “Nós entregamos e podemos entregar mais. E vamos entregar mais”, afirmou Décimo.
Alidio perguntou para Burmann sobre a atuação da guarda municipal. Burmann defendeu que a guarda “precisa ser reestruturada, ter plano de carreira”.
Décimo perguntou para Valdeci sobre como pretende cuidar da saúde financeira do município. Valdeci respondeu que assumiu o município quebrado, não aumentou imposto e deixou orçamento de mais de 350 milhões de reais.
4º bloco
No quarto e último bloco, os sete candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
No quarto e último bloco, os sete candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Valdeci perguntou para Alidio sobre esporte e lazer, citando espaços de esportes abandonados e perguntando o que será feito. “Santa Maria hoje tem uma população em envelhecimento, então também é preciso se elaborar também política pública de esporte e lazer porque isso traz qualidade de vida”, afirmou Alidio.
Décimo perguntou para Valdeci sobre turismo, questionando sobre investimentos e como pretende fortalecer os eventos culturais para atrair turistas para Santa Maria. Valdeci respondeu que busca fortalecer a maratona, concluir a obra para inaugurar o centro de eventos, investir em estrutura para receber mais voos em Santa Maria e buscar integração com a Região da Quarta Colônia. “Santa Maria precisa estar integrada com a região”, disse Valdeci.
Moacir questionou Décimo sobre projetos de cultura. Décimo citou investimentos que a gestão fez em espaços culturais como a Praça Saldanha Marinho, o chafariz, além de festivais e outros eventos culturais.
Riesgo questionou Valdeci sobre segurança, citando índices de homicídio e perguntando sobre propostas. Valdeci afirmou que segurança é prioridade e que vai buscar fazer políticas preventivas, fortalecer a guarda municipal e realizar concurso público.
Alidio perguntou para Burmann sobre geração de emprego e renda. Burmann citou a importância da valorização das empresas locais e de melhorar a infraestrutura da cidade. “O turismo é uma alternativa com todos os recursos naturais que nós temos aqui”, afirmou Burmann.
Leitão questionou Décimo sobre transporte coletivo. Décimo disse que a pandemia causou colapso no sistema e que vai trabalhar em um novo contrato, com foco em mais paradas de ônibus.
Por fim, Burmann questionou Moacir sobre funcionalismo municipal. Foi a última pergunta da série de quatro blocos entre os sete candidatos, que durou mais de duas horas e meia.
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS