Série do JA recebe os candidatos melhores colocados na pesquisa Quaest de 17 de setembro. Juliana Brizola (PDT) no Jornal do Almoço
Reprodução/RBS TV
O Jornal do Almoço, da RBS TV, recebeu a candidata Juliana Brizola (PDT) na segunda entrevista da série com os concorrentes à Prefeitura de Porto Alegre. A candidata defendeu a reconstrução de diques, comportas e casas de bombas do sistema anticheias da cidade.
O quadro, exibido ao vivo nesta quarta-feira (25), abordou temas como educação, prevenção a enchentes, saúde, administração, transporte público, segurança e urbanismo ao longo de 12 minutos (veja abaixo os principais pontos da entrevista). Os jornalistas Cristina Ranzolin, Marco Matos e Rodrigo Lopes conduziram a sabatina.
A série do JA recebe os candidatos melhores colocados na pesquisa Quaest de 17 de setembro, começando pelo primeiro colocado.O JA recebeu Sebastião Melo (MDB), na segunda (23), e Maria do Rosário (PT), na terça (24). Felipe Camozzato (Novo) será ouvido na quinta (26).
Os outros quadro candidatos – Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB), Luciano do MLB (UP) e Cesar Pontes (PCO) – devem participar em reportagens na sexta-feira (27).
Confira o que disse Juliana Brizola (PDT):
A candidata foi questionada sobre suas propostas para educação, defendndo a adoção das escolas de turno integral em Porto Alegre.
“Nós temos a escola de tempo integral como solução para essa falta de qualidade, porque nos locais onde ela foi aplicada, o IDEB sempre melhorou. Aliás, essa escola, ela não é uma invenção do meu avô Leonel Brizola, meu avô Leonel Brizola apenas, ele entendeu que era muito importante esse tipo de escola”, disse.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre educação
Sobre a proteção contra as cheias, Juliana Brizola propôs reconstruir todo o sistema de proteção contra enchentes.
“É muito importante essa reconstrução, os diques, as comportas, as casas de bomba, mas nada disso vai funcionar se não tiver manutenção, acho que isso ficou provado, que faltou manutenção, não tinha vedação das comportas, muitas bombas não funcionaram e não estão funcionando hoje”, falou.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre proteção contra enchentes
Questionada sobre a redução das filas na saúde, Brizola citou a telemedicina como uma alternativa para o problema, além da realização de mutirões.
“A telemedicina que o meu vice, o Doutor Thiago, me ensinou, na verdade, é a seguinte, é de médico para médico, não é de médico para paciente.Então, por exemplo, tu chega no posto de saúde, vai ser atendido pelo clínico geral e lá tu vai dizer: ‘eu estou com dores aqui no peito, estou me sentindo assim’. Na hora ele já vai poder ligar para um médico cardiologista especialista, que vai dizer: ‘olha, esse sintoma, então tu medica assim, ou não, tu já me encaminha agora'”, propôs.
A candidata do PDT disse que o município tem capacidade financeira, mas que o dinheiro não é bem gerido.
“As pessoas sempre querem perguntar muito sobre o dinheiro e eu volto a dizer, dinheiro tem. Primeiro, que Porto Alegre tem um orçamento de R$ 11 bilhões, basta que você gestione onde você entende que é prioridade. Segundo, que se combater a corrupção, a falta de eficiência, vai sobrar dinheiro para aplicar na saúde, na educação, na segurança, na mobilidade urbana”, afirmou.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre saúde
Juliana Brizola defendeu a criação de linhas expressas de ônibus entre bairros mais distantes e o Centro Histórico.
“Esse expresso seria algo mais reto para o Centro, olha, com uma, duas paradas no máximo e chegando no Centro. Por que eu digo isso? Porque hoje, por exemplo, eu fui no Mercado Público ontem conversar com os mercadeiros e eles disseram: ‘a gente perdeu muito aqui porque as linhas de ônibus não vêm mais para cá'”, disse.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre transporte público
Perguntada sobre segurança e a possibilidade de entregar forças municipais com estaduais, a candidata citou o diálogo com o Palácio Piratini.
“Nós vamos incluir a Brigada Militar, a inteligência da Brigada Militar, da Polícia Civil, porque temos diálogo com o governo estadual e entendemos, esse é um assunto muito caro para mim. Inclusive, eu tenho um mestrado em ciências criminais, e hoje em Porto Alegre, apesar de termos índices bons de segurança, a sensação de insegurança é muito grande”, falou.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre segurança pública
Por fim, a candidata respondeu sobre suas propostas para o Centro Histórico.
“Trazer vida para o Centro. Infelizmente, o Centro está abandonado. O atual prefeito disse que começaria a revitalização da cidade pelo Centro. Mentiu. Eu me apresento junto com o Doutor Thiago para enfrentar esses problemas, não só a reconstrução da cidade, que precisa ser feita, mas enfrentar o problema crônico da saúde, da educação, da mobilidade urbana e da segurança”, comentou.
Candidata Juliana Brizola (PDT) responde pergunta sobre investimentos no Centro
VÍDEOS: Tudo sobre o RS