VÍDEO: Bagé registra queda de granizo; RS tem previsão de tempestade para todas as regiões


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitIu comuinicado indicando perigo para temporais. Granizo em Bagé
Houve queda de granizo na tarde desta quinta-feira (19) em Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Imagens registradas pela reportagem da RBS TV mostram o granizo no município (veja o vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O coordenador da Defesa Civil de Bagé, Pérson Bueno, afirma que, até as 17h não havia registros de estragos em função do granizo no município.
Os municípios de Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista também registraram granizo. As defesas civis locais deslocaram para regiões rurais, a fim de averiguar melhor a situação e apoiar comunidades com lonas.
Em Piratini, houve queda de granizo. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, as pedras eram de tamanho pequeno.
Granizo em Bagé na quinta-feira (19)
Eduardo Toso/RBS TV
A tendência é de que as instabilidades se desloquem para a região Sul e Costa Doce, informa a Defesa Civil do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todo o estado nesta quinta-feira (19). A previsão para o RS foi classificada em um aviso meteorológico “laranja”, indicando perigo de tempestade (confira mapa abaixo).
Conforme a Climatempo Meteorologia, a chuva chega ao RS devido à ação de instabilidades associadas a um cavado meteorológico – correntes de vento que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
O Inmet emitiu alerta de perigo de tempestade no Rio Grande do Sul para quinta-feira
Divulgação/ Inmet
Na quarta-feira (19), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comunicou um alerta sobre os temporais. As condições climáticas incluem chuvas intensas, potencial de granizo e ventos que podem chegar a 120 km/h.
Em comunicado, o governador destacou que, apesar da gravidade dos temporais, não há previsão de enchentes ou alagamentos como os que foram registrados anteriormente no estado. No mês de maio, enchentes tomaram o Rio Grande do Sul após os temporais que assolaram o RS. Conforme a Defesa Civil do estado, 183 pessoas foram mortas, 478 municípios foram atingidos e 2.398.255 moradores afetados.
Leite ainda pede à população que evite se expor a situações de risco. “Com a consciência de manterem as suas casas, locais de trabalho fechados o tanto quanto possível e evitar a exposição ao risco desnecessário”, diz o governador.
Governador do RS alerta sobre tempestades que atingem o RS nesta quinta-feira
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário