'Esqueletão': Veja imagens da retomada da demolição de prédio inacabado desde a década de 1950 em Porto Alegre


Imóvel de 19 andares começou a ser construído em 1956, mas teve obras abandonadas três anos depois. Desde então, era ocupado irregularmente, até esvaziamento completo, em 2021. Demolição do ‘Esqueletão’ é retomada em Porto Alegre
As obras de demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre e é conhecido como “Esqueletão”, foram retomadas na manhã desta quarta-feira (4). A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano (veja imagens abaixo).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em fevereiro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a paralisação das atividades após avaliar como inseguras as condições para os trabalhadores envolvidos. O processo havia iniciado no mês anterior, com o preparo do prédio, com o uso de telas protetoras.
Os trabalhos serão divididos em três etapas, conforme a Prefeitura de Porto Alegre. No primeiro momento, haverá a demolição de andares da parte de trás do edifício. Em seguida, haverá a derrubada da parte frontal e do 19º ao 11º andar. Por fim, será feita a implosão dos andares remanescentes.
Retomadas obras de demolição do “Esqueletão”
“Nós, no início, tínhamos um medo da implosão. Aí nós fizemos um estudo e constatamos: todo ele implosão não dá, em função de ser 19 andares. Vemos a necessidade, olhamos outras implosões. Dez andares têm que ser mecânico, manual. E os outros nove andares dá pra ser através da implosão”, explica o engenheiro José Carlos Keim.
O prédio de 19 andares começou a ser construído em 1956, mas teve as obras abandonadas três anos depois. Desde então, o imóvel era ocupado irregularmente, até o esvaziamento completo, em 2021.
A prefeitura obteve na Justiça a autorização para demolição do prédio, em 2022, devido ao risco de colapso.
Obras de demolição de prédio conhecido como ‘Esqueletão’ foram retomadas
Carolina Aguaidas/RBS TV
Demolição do “esqueletão”, em Porto Alegre, é retomada
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe um comentário