Capital do RS tem oito postulantes ao cargo: Carlos Alan (PRTB), Cesar Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU), Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Luciano do MLB (UP), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições 2024
Reprodução/RBS TV
O g1 RS e a RBS TV realizam, desde a quarta-feira (28), a cobertura da campanha eleitoral dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Em um revezamento entre os oito nomes que concorrem, serão exibidos os compromissos de três candidatos por dia. A ordem foi determinada a partir da pesquisa Quaest.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A cada rodada, haverá um tema para que os candidatos apresentem suas propostas. O assunto da primeira rodada é prevenção a desastres climáticos.
29:08: Veja como foi a quinta-feira dos candidatos à Prefeitura
28/08: Veja como foi a quarta-feira dos candidatos à Prefeitura
Sebastião Melo (MDB)
Atual prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB) esteve no bairro Bom Jesus, na Zona Leste da Capital, na manhã desta sexta-feira (30). Ele gravou material para os programas eleitorais no rádio e na televisão.
Em relação ao tema prevenção a desastres climáticos, o candidato afirmou que, se reeleito, vai priorizar obras e sistemas de prevenção de enchentes, anunciados esta semana pela atual gestão municipal.
“O programa de reconstrução de proteção de cheias já começou. Hoje é um dia muito especial. Já tem máquinas lá, em um dos diques do Sarandi. Em seguida, teremos no outro dique também. E também lançamos o programa de alerta com dez totens na cidade, que já está em andamento, e também réguas de medição de altura de água, tanto para o Guaíba quanto para vários arroios em lugares estratégicos da cidade”, diz.
Candidato Sebastião Melo grava material para programas eleitorais em rádio e TV
Reprodução/RBS TV
Maria do Rosário (PT)
A candidata Maria do Rosário (PT) cumpriu agenda de campanha, concedendo entrevista para uma emissora de rádio na região central de Porto Alegre. Em seguida, a deputada federal, que disputa a Prefeitura pela segunda vez, seguiu para uma série de reuniões do Partido dos Trabalhadores.
Quanto à prevenção a desastres climáticos, Maria do Rosário propõe medidas como desassoreamento de cursos d’água e ampliação de parques e praças na capital.
“A recomposição estrutural do sistema de prevenção contra as cheias é necessária e tem recursos gravados. Mas, além disso, a qualificação e a extensão até o Lami, na Zona Sul, o cuidado com os arroios internos, moinho, dilúvio, areia, desassoreamento, trabalho com resíduos. Tem muito lixo, muito resíduo dentro dos bueiros. Precisamos retomar a coleta seletiva e uma cidade verde, com plantio de árvores, praças e parques, cuidados e educação ambiental”, afirma.
Candidata Maria do Rosário (PT) teve reuniões com o partido
Reprodução/RBS TV
Fabiana Sanguiné (PSTU)
A candidata Fabiana Sanguiné (PSTU) fez uma caminhada, durante a manhã, por ruas do bairro Sarandi, na Zona Norte. Acompanhada de apoiadores e também por alguns moradores, ela entregou panfletos de campanha e visitou o dique da Vila Brasília.
A candidata, que concorreu a uma vaga no Senado em 2022, é servidora pública e falou sobre o tema da agenda desta semana: a prevenção a desastres climáticos.
“São 120 dias de abandono, mas a Prefeitura está muito atrasada. É urgente uma força-tarefa para impedir novas cheias e que os moradores aqui possam decidir fiscalizar as obras. E nós defendemos a expropriação dos imóveis que estão na mão da especulação imobiliária, assim como as grandes empresas que poluem e distraem a natureza. Os trabalhadores precisam se organizar, se mobilizar, e o PSTU está junto nessa luta apresentando uma saída socialista e revolucionária”, diz.
Candidata Fabiana Sanguiné (PSTU) entrega panfletos de campanha
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS