Contista, Sérgio Faraco tem 84 anos. Feira será realizada entre 1º e 20 de novembro, na Praça da Alfândega, local atingido pela enchente de maio. Escritor Sérgio Faraco, patrono da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Eduardo Fernandes/Divulgação
O escritor Sérgio Faraco foi anunciado, nesta sexta-feira (15), como patrono da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O tradicional evento está marcado para ocorrer entre 1º e 20 de novembro.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O autor, de 84 anos, foi vencedor do prêmio de ficção da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1999 pelo “Dançar Tango”.
“É uma homenagem importante que recebo da Câmara Rio-Grandense do Livro e sempre vou lembrar. Não a recebo por mim, que pouco mereço, mas em nome daqueles que sinto representar nessas duas semanas, os escritores desta cidade e deste estado. A distinção é deles” diz.
5 motivos que fazem da Feira do Livro uma das maiores do Brasil
O escritor já publicou contos em mais de 10 países, como Alemanha, Argentina e Chile. A obra mais recente de Faraco é “Digno é o cordeiro”, uma memória.
“Reproduz as dificuldades que tive em 1965, após ter voltado da Rússia”, conta Sérgio.
A Feira do Livro ocorre na Praça da Alfândega. O local, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi atingido pela enchente de maio. Ainda assim, o evento não sofreu alterações, mesmo com o setor editorial fortemente prejudicado pela cheia.
A última edição do evento, em 2023, contou com 110 estandes de livreiros, 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escritia e literatura, além de 155 palestras. A Feira do Livro é totalmente gratuita e acessível.
Nos 20 dias de festival, cerca de 1,5 milhão de pessoas passam pela Praça da Alfândega, segundo os organizadores. Escolas de todo o estado realizam excursões e passeios no local.
Na última edição, mais de 200 mil livros foram vendidos.
Feira do Livro de Porto Alegre termina com mais de 200 mil livros vendidos
VÍDEOS: Tudo sobre o RS