Nativa da Amazônia, o cupuaçu é uma fruta muito conhecida pelos índios da região, que não só gostam de comê-la, como também a utilizam para a cura.
Por causa dessa aceitação, alguns especialistas estimam que o cupuaçu será ainda mais popular que o açaí, pois seus benefícios são considerados maiores, sem falar na facilidade de crescimento da árvore, que não prejudica as florestas tropicais.
Leia mais: 7 espécies de frutas para ter em casa
Esta árvore pertence à família do cacau e pode atingir até 10 metros de altura com galhos flexíveis. As folhas são muito longas, com até 60 cm de comprimento, com a parte inferior com coloração de ferrugem.
Tem flores grandes e vermelhas que se prendem diretamente ao tronco. O fruto é esférico ou oval, com casca dura, lisa, aveludada de coloração castanho-escura.
O fruto apresenta três variedades, sendo eles: o cupuaçu redondo, com uma extremidade arredondada, sendo o mais comum; o cupuaçu mamorama, com extremidade alongada e o cupuaçu mamau, que possui formato redondo, mas não apresenta sementes.
Além disso, o cupuaçu contém cálcio, fósforo, ferro, vitamina, proteína, gordura, fibras e carboidratos. Das sementes do fruto ainda se extrai a manteiga, semelhante à do cacau, porém contém mais ácidos insaturados que a do cacau, sendo melhor para o organismo.
Veja as principais vantagens da fruta:
- Fonte de energia
Por conter teobromina, uma substância semelhante à cafeína, o fruto do cupuaçu fornece energia, assim o organismo fica mais ativo e em alerta, sendo ideal consumir antes da atividade física para gerar muita energia e promover a queima de calorias.
- Previne o envelhecimento precoce e ajuda na imunidade
O cupuaçu protege as células dos efeitos dos radicais livres, pois contém vitamina C, que possui alto potencial antioxidante, prevenindo assim o envelhecimento celular e dando suporte ao sistema imunológico. Além disso, essa vitamina estimula o corpo a produzir colágeno, o que contribui para a firmeza e elasticidade da pele.
- Previne doenças cardiovasculares
Devido à presença de teobromina, que é um vasodilatador, o cupuaçu pode reduzir a pressão arterial e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
- Ajuda no funcionamento do intestino
Graças à presença de vitaminas e minerais, o cupuaçu ajuda a aliviar as dores abdominais para que o intestino funcione adequadamente, evitando assim problemas estomacais.
Consumo consciente
Para saber se uma fruta está madura, preste atenção no cheiro que a ela exala: a fruta deve ser bem forte e doce. Quanto à casca, deve ser firme e não perfurada para preservar a integridade da polpa.
Além disso, o cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes, depois de secas, podem ser refinadas como cacau para fazer um chocolate chamado “cupulate”. Outras formas de consumo são: mousses, balas, balas, biscoitos, iogurtes, licores, vinhos, geleias, sorvetes e outros doces feitos de polpa.
Contraindicações
O cupuaçu é um alimento 100% natural que quase não apresenta contraindicações. Ele pode ser consumido por todos, mas sem exageros, pois é rico em hidratos de carbono de cadeia curta, podendo provocar cólicas, distensão abdominal e gases em pacientes que apresentam síndrome de intestino irritável.
Pessoas que estão em dietas de emagrecimento devem consumir o cupuaçu de maneira moderada, isso pelo alto teor de gordura que a fruta apresenta. Além disso, a acidez do fruto pode ser um problema para algumas pessoas. Dessa forma, caso você sofra com algum problema gástrico, é melhor evitar o consumo.